foto

Três fins-de-semana cheios de cultura, desporto, gastronomia, animação musical e as já tradicionais feiras de artesanato e produtos regionais em Figueira de Castelo Rodrigo, de 20 de Fevereiro a 7 de Março.

Sob o lema “Figueira de Castelo Rodrigo – Onde a Primavera acontece mais cedo!”, a autarquia aposta, uma vez mais, num vasto cartaz de actividades desportivas e lúdicas.

Três fins-de-semana cheios de cultura, desporto, gastronomia, animação musical e as já tradicionais feiras de artesanato e produtos regionais. O acontecimento atrai anualmente milhares de pessoas vindas de todo o país e da vizinha Espanha.

O primeiro dia de actividades terá início na manhã de 20 de Fevereiro, pelas 10 horas, com a realização do I Passeio de Motas Todo-o-Terreno, organizado pelo Moto Clube Castelo Rodrigo. À noite, pelas 21h30, terá lugar a actuação do Grupo de Cavaquinhos do Louriçal na Casa da Cultura.

No dia 21, domingo, pelas 11 horas Castelo Rodrigo será palco de uma visita lúdica intitulada “Uma Aventura em Castelo Rodrigo”, esta organizada e guiada pela turma EFA da Escola Secundaria de Figueira de Castelo Rodrigo. Durante a tarde, pelas 15 horas, decorrerá um passeio para caminheiros, que os levará a percorrer os trilhos desde o Alto da Sapinha até Barca D’Alva.

Às 10 horas, do dia 27, irá realizar-se a 12ª edição do passeio de Cicloturismo. A noite será animada com o Grupo de Música Popular Portuguesa, os “Semibreves” que actuam a partir das 21h30, no auditório da casa da Cultura.

Domingo, dia 28, pela manhã, decorrerá no largo da feira o torneio de Jogos Tradicionais nas modalidades de malha e raiola. A animação para esse dia está a cargo do Grupo de Concertinas de Figueira de Castelo Rodrigo.

A festa continua dia 6 de Março, onde decorrerão em simultâneo o XVIII Grande Prémio de Atletismo “Amendoeira em Flor” e o III passeio pedestre. Estas actividades têm início pelas 15 horas. Nesse mesmo dia, pelas 21h30, há ainda oportunidade para assistir no Salão dos Bombeiros Voluntários Figueirenses, a um espectáculo de revista à portuguesa intitulado “ReBista à moda do Porto”.

Para terminar em beleza a celebração dos primeiros dias da Primavera, está prevista a tradicional “Festa do Almendro”, um dos momentos mais altos da festa da amendoeira, que este ano decorre a 7 de Março. É neste dia que Barca d’Alva ganha uma nova vida e que as ruas se tornam pequenas para os milhares de portugueses e espanhóis que se deslocam a este lugar fronteiriço para apreciarem de perto a beleza das amendoeiras em flor e adquirirem os tão apetecidos produtos da região.
A animação de rua para este dia vai estar a cargo da Bandinha M. Grilos (durante a manhã em Figueira e à tarde em Barca d’Alva).

Fonte. www.radiofronteira.com

publicado por damasceno às 13:01