O autor deste texto trabalha numa refinaria há 31 anos.

           Assim podemos levar a sério os truques que a seguir nos expõe, para aproveitar-mos ao máximo o nosso combustível e dinheiro.

           
*1º.Truque: Encher o tanque pela manhã cedo.*

A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas as estações de serviço têm seus depósitos de baixo da terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se abastecer o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exactamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos camiões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura. Para que a cada galão vertido na cisterna do camião seja exacto.

*2º Truque: Quando encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo.* 

 Segundo a pressão que se faz sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao surtir mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do vertido converte-se num cheio eficaz. Todas as mangueiras devolvem o vapor ao tanque. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo, uma verdadeira percentagem do precioso líquido que entra no depósito se transforma em vapor e volta pela mangueira ao depósito da estação. Com o qual, conseguem menos combustível pelo mesmo dinheiro.

*3º. Truque: Encher o tanque antes que este baixe da metade.* 
 
Quanto mais combustível temos no depósito, menos ar há no mesmo. O combustível evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos, cisternas das refinarias têm tectos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objectivo de manter a evaporação ao mínimo.

*4º Truque: Não encher o tanque quando o posto estiver a ser reabastecido e nem imediatamente depois.*

 

Se chegarmos ao posto de serviço e vemos um caminhão cisterna que está repondo os tanques subterrâneos da mesma, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer nessa estação nesse momento. Ao reabastecer os tanques, remove-se o combustível restante nos mesmos e os sedimentos do fundo. Assim sendo você corre o risco de abastecer combustível sujo.

Recebido via mail, pela (Ana Marques)

publicado por damasceno às 13:30