Capricórnio - 22 de Dezembro a 20 de Janeiro

Personalidade

Capricórnio é o signo mais maduro do Zodíaco, visto começar a desenvolver o seu senso de responsabilidade muito cedo. É paciente, organizado, prático, tradicional, trabalhador, económico, cauteloso, dominador, rancoroso e muito responsável. Pode achar que é insubstituível e que as pessoas que o rodeiam são da sua responsabilidade.

Honesto, sério e ambicioso assim é o Capricorniano para quem a segurança material é o valor mais importante. O Planeta Saturno, que o rege, é o planeta mais rígido do sistema Solar: pesado, inflexível e cobrador. Por este motivo, não deve deixar que a rigidez excessiva o impeça de deliciar os prazeres da vida. A sua necessidade de sucesso e de subir na vida pode fazer com que ele possa, inclusive, prejudicar uma amizade ou um amor.

Os nativos deste signo são pessoas aparentemente calmas e controladas, que raramente se abalam com os acontecimentos. São quietos e sisudos e têm a tendência para se sentirem afogados em dificuldades que eles mesmo inventam. Por este motivo, muitas vezes, este nervosismo atrapalha o seu dia-a-dia.

O Capricorniano preza a realização material e as conquistas. É muito determinado e luta pelos seus ideais com toda a sua dedicação e energia. Acredita em si mesmo e trabalha de noite e de dia para atingir os seus objectivos. De carácter individualista, é ambicioso, reservado e solitário. É bastante negativo, fechando-se por vezes num mundo próprio, tornando-se inacessível como as altas montanhas que tanto o atraem. Esta faceta é perigosa porque pode ficar sozinho com todo o poder que conseguiu conquistar.

No ambiente familiar, normalmente, tem a tendência para dominar, o que pode dificultar o seu relacionamento. Faz o possível por não se sentir rejeitado, por isso assume um comportamento de quem é indispensável. Tem uma necessidade enorme de ser valorizado e reconhecido.

Tem muitas dificuldades em demonstrar o afecto que sente, principalmente àqueles com quem não tem muita intimidade, pelo que muitas vezes o seu comportamento é entendido como frio e distante. Se conseguir passar a sua barreira de gelo, vai conhecer o seu lado simpático e bem humorado, que sem dúvida não mostra a qualquer um. É bastante introvertido, não tem muitos amigos, mas cultiva os que tem com uma enorme dedicação.

Um Capricorniano é naturalmente persistente e tenaz quando procura a realização dos seus objectivos pessoais os quais lhe proporcionarão o devido reconhecimento e respeito. Os lugares elevados e isolados são os seus predilectos, já que são governados pelo planeta Saturno.

A sua segurança pessoal está intimamente ligada à segurança do mundo material. Normalmente, faz planos e deixa-os amadurecer. É uma pessoa materialista, prática e económica. É solitário, mesmo que não o expresse, pois tem medo de grandes envolvimentos, porque não confia muito nas pessoas.

Nasceu para liderar. Sendo determinado e ambicioso, luta para alcançar a sua meta, custe o que custar e gosta de alcançar postos elevados, como político, ministro ou diplomata. Não se contenta com pouco e acumula a sua fortuna pacientemente.

O Capricorniano é quase sempre escrupuloso, perfeccionista, tradicionalista e prático. Sabe o que quer, mas geralmente tem de esperar algum tempo até reunir a coragem e a confiança necessárias para tirar o melhor proveito das suas oportunidades. A sua determinação para ver as coisas concluídas colocam-no em contacto directo com a realidade imediata.

Para um nativo deste signo, tudo deve ter um objectivo, obedecer a um cálculo, a uma finalidade. Desta forma, pode correr o risco de sufocar as suas emoções e ignorar as suas necessidades afectivas, construindo à sua volta uma muralha quase intransponível de aparente frieza. No fundo, precisa de muito afecto, carinho, estímulo e, se não o demonstra, é devido ao medo que tem em perder o controle sobre os seus sentimentos. Daí que lhe pareça mais seguro estabelecer metas sociais e profissionais. Traços positivos da personalidade:  Senso de dever e de responsabilidade.
Sensual, ambicioso, cuidadoso, prudente, paciente e perseverante.
Ambição de se destacar na sociedade.
Disposição para se aperfeiçoar devagar e constantemente.
Boa capacidade de aprender com os seus erros.
Pensamento lógico e matemático.
Boa noção do tempo e da realidade.
Gosto pelo luxo e pela austeridade.
Desejo de realizar algo de valor.
Sentido de humor refinado. Traços negativos da personalidade:
Melancólico, Pessimista, Fatalista, Depressivo, Com Complexo de Rejeição, Autoritário, Teimoso, Convencional, Avarento, Mesquinho e Muito Exigente.
Irrita- se bastante com as imperfeições do mundo e das pessoas.
Raramente dá o braço a torcer numa discussão.
Aparência rígida, séria e sisuda.
Tendência para ser "desmancha prazeres".

Fonte: Horóscopo Clix

sinto-me:
publicado por damasceno às 13:11