Mundial 2010 - Oitavos de Final

28.06.10

UruguaiUruguai  2 vs 1 Coreia do SulCoreia do Sul

 

MéxicoMéxico  1 vs 3   ArgentinaArgentina

 

EUAEUA  1 vs 2   GanaGana

 

InglaterraInglaterra  1 vs 4   AlemanhaAlemanha

 

HolandaHolanda  2 vs 1  EslováquiaEslováquia

 

JapãoJapão  3 vs 5  ParaguaiParaguai (GP)

 

PortugalPortugal  0 vs 1  EspanhaEspanha

 

BrasilBrasil  3 vs 0  ChileChile

 

Nota. Actualizado

publicado por damasceno às 12:46

Mundial FIFA 2010 Africa do Sul - Fase de Grupos

24.06.10

 

Grupo A
 
Equipe J V E D GF GC Pts
UruguaiUruguai 3 2 1 0 4 0 7
MéxicoMéxico 3 1 1 1 3 2 4
África do SulÁfrica do Sul 3 1 1 1 3 5 4
FrançaFrança 3 0 1 2 1 4 1
 
Apurados para a Fase Seguinte; Uruguai e México

 

Grupo B
 
Equipe J V E D GF GC Pts
ArgentinaArgentina 3 3 0 0 7 1 9
Coreia do SulCoreia do Sul 3 1 1 1 5 6 4
GréciaGrécia 3 1 0 2 2 5 3
NigériaNigéria 3 0 1 2 3 5 1

 

Apurados para a Fase Seguinte; Argentina e Coreia do Sul

 

Grupo C
 
Equipe J V E D GF GC Pts
EUAEUA 3 1 2 0 4 3 5
InglaterraInglaterra 3 1 2 0 2 1 5
EslovêniaEslovênia 3 1 1 1 3 3 4
ArgéliaArgélia 3 0 1 2 0 2 1

 

Apurados para a Fase Seguinte; EUA e Inglaterra

 

Grupo D
 
Equipe J V E D GF GC Pts
AlemanhaAlemanha 3 2 0 1 5 1 6
GanaGana 3 1 1 1 2 2 4
AustráliaAustrália 3 1 1 1 3 6 4
SérviaSérvia 3 1 0 2 2 3 3

 

Apurados para a Fase Seguinte; Alemanha e Gana

 

Grupo E
 
Equipe J V E D GF GC Pts
HolandaHolanda 3 3 0 0 5 1 9
JapãoJapão 3 2 0 1 4 2 6
DinamarcaDinamarca 3 1 0 2 3 6 3
CamarõesCamarões 3 0 0 3 2 5 0

 

Apurados para a Fase Seguinte; Holanda e Japão

 

 

Grupo F

 
Equipe J V E D GF GC Pts
ParaguaiParaguai 3 1 2 0 3 1 5
EslováquiaEslováquia 3 1 1 1 4 5 4
Nova ZelândiaNova Zelândia 3 0 3 0 2 2 3
ItáliaItália 3 0 2 1 4 5 2
Apurados para a Fase Seguinte; Paraguai e Eslováquia
 
Grupo G
 
Equipe J V E D GF GC Pts
BrasilBrasil 3 2 1 0 5 2 7
PortugalPortugal 3 1 2 0 7 0 5
Costa do MarfimCosta do Marfim 3 1 1 1 4 3 4
Coreia do NorteCoreia do Norte 3 0 0 3 1 12 0

 

Apurados para a Fase Seguinte; Brasil e Portugal


Grupo H
 
Equipe J V E D GF GC Pts
EspanhaEspanha 3 2 0 1 4 2 6
ChileChile 3 2 0 1 3 2 6
SuíçaSuíça 3 1 1 1 1 1 4
HondurasHonduras 3 0 1 2 0 3 1
Apurados para a Fase Seguinte; Espanha e Chile
 
Nota. Actualizado
 

Fonte Fifa.com

publicado por damasceno às 22:00

Show de Portugal na Cidade do Cabo

21.06.10

A selecção nacional bateu esta tarde a Coreia do Norte por 7-0, na Cidade do Cabo, numa grande actuação da equipa de Carlos Queiroz, e deu um passo importante rumo aos oitavos-de-final do Mundial 2010.

 

Decisivo. Era assim que se afigurava este jogo com a Coreia do Norte e Portugal respondeu da melhor forma possível à pressão: a maior goleada até ao momento no Mundial 2010. Desta feita, não houve sustos coreanos como em 1966, em que Eusébio teve de marcar quatro golos para salvar Portugal da derrota.

A Cidade do Cabo não causou tormentas à equipa de Carlos Queiroz e antes abriu uma boa esperança para a passagem à fase seguinte da prova. O seleccionador fez quatro alterações face ao desafio com a Costa do Marfim e os quatro ases – Miguel, Tiago, Simão e Hugo Almeida – ganharam a aposta.

Os Navegadores tinham o mapa da vitória bem estudado e cedo arrepiaram caminho. Ricardo Carvalho atirou ao poste logo aos seis minutos, quando alguns adeptos se sentavam no estádio Green Point.

A Coreia do Norte sofreu no início da partida e só aos poucos tentou esboçar uma reacção, com alguns remates à baliza de Eduardo. No entanto, o domínio português era claro e o golo chegou aos 29 minutos, por Raul Meireles. Portugal chegou ao Mundial com um golo do médio no play-off na Bósnia e foi por ele outra vez que Portugal se estreou a marcar neste Campeonato do Mundo.

E se a primeira parte já tinha sido boa, o segundo tempo foi de sonho para a equipa das quinas. Seis golos em 45 minutos, na melhor actuação de sempre da selecção nacional num mundial.

O festival começou aos 53’ com Simão a assinar o 2-0 numa bela jogada de entendimento com Hugo Almeida e Meireles. O avançado ajudou primeiro e aos 56 assumiu o papel de goleador, com uma cabeçada eficaz a cruzamento de Coentrão, fazendo o terceiro. No banco, Carlos Queiroz estava eufórico.

Mas os adeptos pediam mais e a equipa ansiava por isso. Ronaldo não se preocupou com o ketchup dos golos e começou a abrir o ‘frasco’ para os colegas, distribuindo assistências primorosas em catadupa. Aos 60’, Tiago fez o 4-0, após passe do craque português, numa fase em que até a chuva parou para o craque português brilhar mais intensamente.

Ronaldo ameaçou aos 70’ com um míssil à barra, mas o 5-0 ficaria para Liedson (substituiu Hugo Almeida), aos 81’, que marcou praticamente na primeira vez que tocou na bola.

Todos marcavam e só faltava Ronaldo, o melhor em campo esta tarde. Inverteram-se os papéis e foi a equipa a ajudar o jogador a quebrar o jejum de quase dois anos sem golos na selecção. O calvário acabou aos 87’, com um golo caricato, com a bola a saltitar na cabeça de Ronaldo, antes de cair para o pé e encostar para a baliza. Insólito, mas tremendamente eficaz.

E se a meia dúzia já era histórica, Tiago ainda acrescentou mais um golo à narrativa, já ao cair do pano.

Os sete golos dão ainda uma maior tranquilidade para as contas do grupo, aconteça o que acontecer diante do Brasil, no dia 25, em Durban. Agora, só uma catástrofe tira Portugal dos oitavos-de-final.

Fonte Sapo desporto em www.desporto.sapo.pt

publicado por damasceno às 15:00

Portugal "obrigado" a vencer Coreia do Norte

21.06.10

A selecção portuguesa está hoje ‘obrigada’ a vencer a Coreia do Norte para manter aspirações sérias à presença na segunda fase do Mundial2010 de futebol, num encontro em que Deco será a principal ausência.

 

O médio lesionou-se na anca direita no treino de quinta-feira e falhou as sessões de sexta-feira e de sábado, esta já no Estádio Green Point, na Cidade do Cabo, palco do encontro.

Tiago será o substituto natural de Deco no meio campo da selecção portuguesa, zona em que Pedro Mendes e Raul Meireles lhe deverão fazer companhia, embora possa haver a possibilidade de Pepe regressar à equipa.

Eduardo é indiscutível na baliza, assim como a dupla de centrais formada por Bruno Alves e Ricardo Carvalho, enquanto Fábio Coentrão se deverá manter na esquerda, podendo Paulo Ferreira, que sentiu muitas dificuldades no nulo com a Costa do Marfim, perder o lugar para Miguel.

No ataque, Simão deverá render Danny, apagado na estreia, ao lado de Cristiano Ronaldo e Liedson.

A proximidade do encontro com o Brasil, já qualificado para os oitavos de final, poderá levar o seleccionador português, Carlos Queiroz, a fazer algumas alterações, para ter os principais jogadores a cem por cento para o jogo de sexta-feira.

A selecção portuguesa vai aproveitar ainda para homenagear o Nobel José Saramago, falecido na sexta-feira, entrando no relvado com fumos negros, mas apenas nos casacos que os jogadores vestem para ouvir o hino.

O encontro entre Portugal e a Coreia do Norte disputa-se às 13:30 locais (menos uma em Lisboa) e será arbitrado pelo chileno Pablo Pozo.

Com um ponto resultante do empate com a Costa do Marfim (0-0), Portugal ocupa o segundo posto do Grupo G, atrás do Brasil, que após o triunfo da véspera sobre os africanos já soma seis pontos, enquanto a Coreia do Norte segue em ‘branco’.

Fonte Sapo Desporto em www.desporto.sapo.pt

publicado por damasceno às 08:25

Sporting é campeão nacional

21.06.10

O Sporting sagrou-se este domingo campeão nacional de futsal ao vencer o Benfica no prolongamento por 5-3, no quarto jogo da final do play-off do campeonato nacional de futsal.

 

Os leões somaram hoje a terceira vitória na final do play-off e conquistaram o campeonato nacional, título que já lhes fugia há três épocas.

Depois de longos 50 minutos de futsal jogados no encontro de sábado, hoje assistiu-se a uma partida diferente no pavilhão da Luz. Nos primeiros vinte minutos, o jogo ficou marcado por um jogo mais pausado, mais pensado, com as duas equipas, de algo modo, a mostrarem de receio de cometer erros.

Apesar desse facto as oportunidades de golo foram aparecendo, mas de forma mais clara para o Benfica. Para isso muito contribuiu Joel Queirós. O pivot encarnado, dono de um forte remate, tentou primeiro alvejar a baliza contrária, através de um livre, depois num remate dentro da área, mas sem sucesso. No entanto, ao minuto seis, na rápida conversão de uma falta, Joel Queirós surgiu no meio da área e fez o primeiro golo da partida.

A resposta do Sporting foi ténue e não houve um iminente lance de perigo para a baliza de Bebé. O ritmo não era elevado e o jogo decorria com muita cautela. Perante a menor reacção do Sporting, o Benfica aproveita para elevar o marcador.

Aos 14 minutos, Cardinal fica caído na área a pedir falta, enquanto os encarnados partem rapidamente para a contra ofensiva. Ricardinho conduz a jogada na ala esquerda, simula, remate e faz o golo. O Benfica passa a vencer por 2-0.

Se as duas equipas procuraram jogar no erro do adversário então Arnaldo pecou. O jogador do Benfica perdeu a bola em zona proibida e Café não se fez rogado, chutou e a bola foi até ao fundo das redes da baliza do Benfica.

O jogo tinha golos, mas seguiu num ritmo morno até ao intervalo.

O segundo tempo abriu com mais velocidade de parte a parte e outra entrega. Os golos, esses, continuaram a aparecer. Novo erro defensivo do Benfica, com Davi a perder a bola e, desta feita, foi Alex a aproveitar a “prenda” e a empatar o jogo. Mas o jogador brasileiro depressa se redimiu pois num instante seguinte estava a fazer balançar as redes da baliza do Sporting, após passe de Arnaldo da ala esquerda.

O jogo estava empolgante e o Benfica voltava à condição de líder no marcador (3-2).

O Sporting e em particular Cardinal teve nos pés a oportunidade de igualar o jogo através de uma grande penalidade, mas aí Bebé mostrou os seus dotes e defendeu.

Depois, veio então o período das longas correrias de parte a parte, onde a táctica ficou algo posta de lado. As perdas de bola originavam lances de superioridade numérica, mas, na sua maioria, não foram aproveitadas da melhor maneira.

As melhores oportunidades pertenceram ao Benfica. Joel Queirós teve várias oportunidades para marcar, mas ora Cristiano, ora a sua falta de pontaria, estiveram na origem dos lances falhados.

Nestes momentos em que a emoção e a garra tomam conta dos jogadores surge o momento dos guarda-redes brilharem. Quer Bebé, quer Cristiano deram uma lição de defender.

Quem não marca, acaba por sofrer e esta máxima aplica-se aqui na perfeição. Alex aproveitou um lance rápido e marcou o tento do empate. O jogador brasileiro recebeu a bola com toda a calma, virou-se e colocou, em jeito, a bola por baixo das pernas do guarda-redes do Benfica.

A 4 minutos do fim, o jogo registava um empate a três golos. Até ao final do tempo regulamentar, não se registaram golos, apenas situações disciplinares. Ricardinho foi expulso por palavras e o guarda-redes do Sporting levou com uma moeda no olho e teve de ser assistido durante muito tempo, mas recuperou.

No prolongamento, o Benfica não aguentou a situação de inferioridade e sofreu no primeiro minuto um golo. Alex remata, a bola resvala num elemento do Benfica e encaminha-se para a baliza. Bebé ainda a defende, mas Divanei à boca da baliza confirma o golo. Pela primeira vez no encontro, o Sporting estava em vantagem.

O Benfica bem pressionou mas os quatro jogadores de campo e principalmente Cristiano seguraram a vantagem. O Sporting ainda elevou para 5-3 por Alex, aproveitando o adiantamento do guarda-redes avançado lançado pelo Benfica, Zé Maria.

Ao longo de toda a final a arbitragem foi contestada e hoje mais uma vez não foi consensual. Os dois árbitros, António Cardoso e Ricardo Eufrásio, não tiveram o mesmo critério ao longo do encontro. Lances com a mesma intensidade, não foram avaliados da mesma maneira. O lance capital mais discutível foi a expulsão de Ricardinho por palavras.

Com esta vitória, o Sporting sagrou-se campeão nacional de futsal. Veja aqui o vídeo com o resumo da partida.

Fonte Sapo Desporto em www.desporto.sapo.pt

publicado por damasceno às 00:21

Teorema do burro

20.06.10

Equação  1

Humano = comer +dormir +trabalhar +curtir
Burro = comer + dormir

Então:
Humano = Burro + trabalhar + curtir

Portanto:
Humano-curtir = Burro + trabalho

Por outras palavras,
Um Humano que não sabe curtir = Burro que trabalha.

++++++++++++ +++++++++ +++++++++ +++++++++ +++++++++ ++ ++
Equação  2

Homem = comer + dormir + ganhar dinheiro
Burro = comer + dormir

Então:
Homem = Burro + ganhar dinheiro

Portanto:
Homem - ganhar dinheiro = Burro

Por outras palavras,
Um Homem que não ganha dinheiro = Burro.

++++++++++++ +++++++++ +++++++++ +++++++++ +++++++++ +
Equação 3

Mulher = comer + dormir + gastar dinheiro
Burro = comer + dormir

Então:
Mulher = Burro +gastar dinheiro
Portanto:
Mulher - gastar dinheiro = Burro

Por outras palavras,
Uma Mulher que não gasta dinheiro = Burro

++++++++++++ +++++++++ +++++++++ +++++++++ +++++++++ +

Para concluir:
Da Equação 2 e Equação 3

Um Homem que não ganha dinheiro = Uma mulher que não gasta dinheiro
Então:
Postulado 1: O Homem ganha dinheiro para que a mulher não se torne burra !
Postulado 2: A Mulher gasta dinheiro para que o Homem não se torne burro !

Assim, temos:
Homem + Mulher = Burro + ganhar dinheiro + Burro + gastar dinheiro

Portanto dos postulados 1 e 2, podemos concluir:

Homem + Mulher = 2 Burros que vivem felizes juntos !

 

Enviado via mail por um amigo

publicado por damasceno às 16:01

Como deixar de fumar... Perguntas e respostas...

19.06.10

Help logoPor uma vida sem tabaco

 

Porquê deixar e como?

Quando deixares o tabaco, recuperarás o paladar e o olfacto em poucos dias.

Quando deixares o tabaco, voltarás a ter uma respiração mais regular e natural.

Quando deixares o tabaco, passarás a ter um ritmo de vida mais estável, um sono realmente revigorante.

Quando deixares o tabaco, recuperarás a serenidade e um gosto pela vida que estava esquecido: o stress, a ansiedade e a irritabilidade provocados pela desabituação extinguir-se-ão rapidamente (existem métodos terapêuticos que podem ajudar), e as vantagens depressa se sobreporão às desvantagens.

Quando deixares o tabaco, irás gastar menos dinheiro, e até poderás fazer economias. O acto de “pôr de lado” o dinheiro que era gasto em tabaco com o intuito de realizar um determinado projecto é uma boa motivação.

O aumento de peso sentido durante a desabituação estabiliza, em média, num prazo de três meses.

Quando deixares de fumar, a tua pele e cabelo ganharão um aspecto mais saudável, e os teus dedos, dentes e respiração deixarão de revelar o vício.

Quando deixares de fumar, voltarás a ganhar o teu espaço na sociedade; o aparecimento de numerosos locais para não-fumadores permite ter uma vida mais normal e saudável, ao mesmo tempo que evita a tentação permanente do tabaco.

Independentemente de seres um fumador regular, ocasional, jovem ou com idade avançada, estás sempre a tempo de deixar de fumar, mesmo se já tiveres tentado várias vezes.

Existem, actualmente, numerosos métodos eficazes. Antes ou depois da tomada de decisão, também pode ser considerada a ajuda médica ou associativa.

Conselhos / Motivação

A motivação é a chave para deixar de fumar.

Deixar de fumar é um verdadeiro desafio que a pessoa coloca a si própria; é também uma verdadeira aprendizagem que requer um bom autoconhecimento e uma genuína auto estima.

Assim que tomar a decisão de deixar de fumar, estude cuidadosamente os seus hábitos de vida e consumo para compreender os principais momentos do dia em que os cigarros parecem indispensáveis.

Analise os seus motivos e o interesse que representa para si deixar de fumar; depois escolha o momento mais favorável para começar. Atenção, as férias talvez não sejam o período ideal para deixar de fumar, pois o stress provocado pelo regresso ao trabalho constitui um grande risco de recaída.

Conselhos / Alimentação

Decidiu deixar de fumar. Estabeleceu um desafio difícil que vai requerer coragem e optimismo!A melhor forma de o conseguir é parar de uma vez. Mesmo que pareça difícil, o resultado será mais rápido e convincente.Nos primeiros dias, irá sentir-se muito melhor.Um substituto da nicotina é melhor do que a redução gradual do respectivo consumo.

Atenção, a alimentação pode constituir um verdadeiro perigo. O aumento de peso devido ao abandono do tabaco é muito relativo; todavia, correrá o risco de compensar a falta do tabaco comendo mais e cedendo à vontade de petiscar entre refeições.Seja prudente

Alguns dias após deixar de fumar, recuperará as verdadeiras capacidades do paladar e do olfacto. Aproveite esta recuperação para redescobrir o prazer dos alimentos, especialmente dos vegetais, fazendo refeições equilibradas. Evite o chocolate e o café na medida do possível, uma vez que despertam a vontade de fumar, bem como todos os produtos muito calóricos e o consumo de álcool. Se necessário, não hesite em consultar um nutricionista.

Se sentir sintomas de abstinência da nicotina e tiver vontade de fumar, beba um copo de água, coma uma peça de fruta, mastigue uma pastilha elástica sem açúcar ou coma um doce.

Conselhos / Exercício

A força de vontade poderá não ser suficiente para deixar de fumar, sendo necessário apoiá-la com outras medidas concretas.

Tire o maior partido desta decisão estabelecendo boas resoluções e cumprindo-as!

A prática de desporto irá certamente ajudá-lo a esquecer os cigarros.Visto que a sua capacidade respiratória irá melhorar rapidamente quando deixar de fumar, será para si um prazer redescobrir todas as sensações de uma actividade desportiva.

Praticado individualmente ou em equipa, num clube ou no ginásio, o desporto é um aliado eficaz; a actividade física não só fará desaparecer o seu desejo de nicotina e evitar o aumento de peso, como também, acima de tudo, lhe proporcionará um centro de interesse e uma actividade incompatível com o tabaco.

Para que seja eficaz, deverá praticar desporto regularmente e não desistir. Depressa se tornará um verdadeiro momento de bem-estar…

 

Conselhos / Motivação

A motivação é a chave para deixar de fumar.

Deixar de fumar é um verdadeiro desafio que a pessoa coloca a si própria; é também uma verdadeira aprendizagem que requer um bom autoconhecimento e uma genuína auto estima.

Assim que tomar a decisão de deixar de fumar, estude cuidadosamente os seus hábitos de vida e consumo para compreender os principais momentos do dia em que os cigarros parecem indispensáveis.

Analise os seus motivos e o interesse que representa para si deixar de fumar; depois escolha o momento mais favorável para começar. Atenção, as férias talvez não sejam o período ideal para deixar de fumar, pois o stress provocado pelo regresso ao trabalho constitui um grande risco de recaída.

 

Conselhos / Exercício

A força de vontade poderá não ser suficiente para deixar de fumar, sendo necessário apoiá-la com outras medidas concretas.

Tire o maior partido desta decisão estabelecendo boas resoluções e cumprindo-as!

A prática de desporto irá certamente ajudá-lo a esquecer os cigarros.Visto que a sua capacidade respiratória irá melhorar rapidamente quando deixar de fumar, será para si um prazer redescobrir todas as sensações de uma actividade desportiva.

Praticado individualmente ou em equipa, num clube ou no ginásio, o desporto é um aliado eficaz; a actividade física não só fará desaparecer o seu desejo de nicotina e evitar o aumento de peso, como também, acima de tudo, lhe proporcionará um centro de interesse e uma actividade incompatível com o tabaco.

Para que seja eficaz, deverá praticar desporto regularmente e não desistir. Depressa se tornará um verdadeiro momento de bem-estar…

 

Veja mais em www.help-eu.com

publicado por damasceno às 16:57

Inês apela à solidariedade

19.06.10

Jovem do concelho de Pinhel tem tipo de sangue raro e aguarda por transplante de coração

Inês apela à solidariedade

foto

Inês Tomé, de 18 anos, residente em Manigoto, no concelho de Pinhel, apela à solidariedade para encontrar dadores de sangue com o tipo B-. O apelo surge numa altura em que esta jovem e família se confrontam com a necessidade de ser feito um transplante de coração para que a Inês continue a viver e possa acabar os estudos, que interrompeu este ano, quando frequentava o 12º ano na Escola Secundária de Pinhel.

Fica aqui parte de um texto escrito pela própria Inês, onde relata a sua situação: “Sou a Inês e tenho dezoito anos. Moro numa pequena aldeia do interior de Portugal, no distrito da Guarda, chamada Manigoto.

Eu sempre fui uma criança com alguns problemas de saúde. Nasci com problemas de coração. Aos 5 meses de idade fui operada, tudo correu dentro dos possíveis. Todos estes anos levei uma vida dita “normal” mas sem fazer educação física e muitas mais coisas que gostava. Durante o Verão passado (nas férias escolares) estive num ATL durante duas semanas, mas não consegui acabar o contrato, porque a meio já estava muito cansada e tive de ir para Coimbra de urgência. Os meus médicos apenas me deram mais medicação. Ia quase todas as semanas a Coimbra ou para o hospital próximo, porque me sentia mal na escola. No fim de Setembro fiquei internada em Coimbra e não se chegou a conclusão nenhuma. Só em Fevereiro é que me disseram que o meu coração andava muito cansado.

Continuei a piorar e numa semana tive que ir várias vezes ao centro de saúde, ao hospital da Guarda e por fim a Coimbra, aos hospitais dos Covões, mas aí foi para esquecer. A minha cardiologista marcou a consulta para o dia 19 de Abril. Nesse dia disseram-me que o meu coração estava mal, que ia ficar internada para resolverem a situação e não me disseram muita coisa, apenas me disseram que não podia estudar mais este ano. Deram-me uma carta para entregar na escola. Eu li-a e vi que ia fazer um transplante de coração.

A partir daí, a minha vida e da minha família deu uma volta muito grande. Tudo mudou: os nossos hábitos, o meu dia-a-dia, e a minha família teve de começar a viver em função de mim. Esta situação está -me a deixar muito em baixo, porque eu sempre fui independente e muito activa.

Tenho que ter uma pessoa junto de mim 24h por dia. Por isso, a minha mãe está desempregada e não pode procurar trabalho. Apenas o meu pai trabalha.(…)

Eu, neste momento, preciso de cuidados especiais: uma alimentação variada, um tratamento especializado no dentista, toda a minha medicação, que é muito cara(…).

Por outro lado não sei quanto tempo irá demorar a realização do transplante, porque tenho um tipo de sangue muito raro.”

 

 

publicado por damasceno às 00:33

Televisão Digital para todos os Portugueses

19.06.10

O que é a TDT?

A TDT – televisão digital terrestre – é uma nova tecnologia de teledifusão terrestre (através de antenas) em sinal digital que irá substituir a actual teledifusão analógica terrestre (televisão “tradicional”).

A TDT permite uma utilização mais eficiente do espectro radioeléctrico, razão pela qual a Comissão Europeia determinou que fosse introduzida em todos os países da União esta tecnologia, estabelecendo um prazo (até 2012) para o switch-off – desligamento – da actual transmissão analógica.

A Portugal Telecom irá instalar toda a infraestrutura de rede necessária para cobrir todo o país com TDT. O utilizador apenas terá de adquirir um descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264, caso não possua já um televisor que permita a recepção directa do sinal digital compatível com esta norma.

 
Como funciona a TDT?

Na Televisão Digital Terrestre, os sons e imagens dos diferentes canais televisivos são digitalizados, codificados e difundidos através do ar pelos centros emissores. Este sinal é posteriormente recebido, por intermédio das antenas individuais ou colectivas dos edifícios, e convertido novamente no som e imagem de cada canal televisivo pelos descodificadores TDT (independentes ou integrados nos televisores) instalados nas casas.

Na figura seguinte, demonstra-se esquematicamente o processo que permite desfrutar dos conteúdos da TDT:

 

Quais os benefícios da TDT?

Acima de tudo, os portugueses que vêem os 4 canais actuais (5 nas regiões autónomas) através da televisão tradicional vão beneficiar de uma melhor experiência de televisão:

  • A TDT disponibiliza, para além da RTP1, RTP 2, SIC, TVI, RTP Madeira e RTP Açores (nas Regiões Autónomas), um canal em Alta Definição (HD - High Definition), partilhado pelos operadores;
  • A TDT permite também funcionalidades avançadas de utilização da televisão, como sejam Guia TV (EPG), Barra de Programação, Pausa TV, gravação da emissão ou agendamento de gravações;
  • A qualidade de som e imagem da emissão em TDT é muito superior à da actual emissão analógica, fruto sobretudo da natureza digital do sinal (possibilidade de som dolby digital).

 

Porque terá lugar a transição para a Televisão Digital Terrestre?

A TDT permite uma utilização mais eficiente do espectro, razão pela qual a Comissão Europeia determinou que esta tecnologia fosse introduzida em todos os países da União, estabelecendo um prazo (até 2012) para o desligamento (switch-off) da actual transmissão analógica.

Para os portugueses que acedem aos canais gratuitos através da televisão tradicional, a TDT, representa uma evolução na experiência de visualização de televisão.

A TDT já se encontra em funcionamento em diversos países em todo o mundo. As emissões em Portugal têm por base a tecnologia DVB-T com a norma MPEG-4/ H.264.

 

Quando terei que transitar para o digital?

As emissões de TDT em Portugal iniciaram-se no dia 29 de Abril de 2009, sendo a cobertura alargada gradualmente até 2011.

Entre 2009 e 2012 decorrerá um período de simultaneidade das transmissões analógicas e digitais em Portugal, tendo sido antecipado pela Portugal Telecom a cobertura total do país, em 12 meses, face ao prazo limite para o desligamento (switch-off) das emissões analógicas definido pela Comissão Europeia.

 

Quanto custará mudar para a digital?

A recepção das emissões da TDT é gratuita. Se já utiliza a recepção analógica terrestre com 4 canais (5 nas Regiões Autónomas), o custo de mudança para digital corresponde apenas ao valor do descodificador que terá que ser compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264, caso não possua já um equipamento de TV que permita a recepção directa do sinal digital compatível com esta norma.


Onde se vão poder comprar os receptores e antenas?

Vão estar disponíveis nos pontos de venda habituais de equipamentos electrónicos. Deverá apenas garantir que o descodificador que adquirir é compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264 ou, caso pretenda adquirir uma TV já preparada para a TDT, que esta cumpre esta norma.

Em alternativa, procure nos equipamentos o símbolo de compatibilidade com a TDT portuguesa. Os equipamentos com o símbolo de compatibilidade foram testados e são compatíveis com a norma portuguesa de TDT.

 

Fonte http://tdt.telecom.pt

publicado por damasceno às 00:14

Mundial 2010

19.06.10
Grupo A
Equipe J V E D GF GC Pts
UruguaiUruguai 2 1 1 0 3 0 4
MéxicoMéxico 2 1 1 0 3 1 4
FrançaFrança 2 0 1 1 0 2 1
África do SulÁfrica do Sul 2 0 1 1 1 4 1

 

Grupo B
Equipe J V E D GF GC Pts
ArgentinaArgentina 2 2 0 0 5 1 6
Coreia do SulCoreia do Sul 2 1 0 1 3 4 3
GréciaGrécia 2 1 0 1 2 3 3
NigériaNigéria 2 0 0 2 1 3 0
Grupo C
Equipe J V E D GF GC Pts
EslovêniaEslovênia 2 1 1 0 3 2 4
EUAEUA 2 0 2 0 3 3 2
InglaterraInglaterra 2 0 2 0 1 1 2
ArgéliaArgélia 2 0 1 1 0 1 1
Grupo D
Equipe J V E D GF GC Pts
AlemanhaAlemanha 2 1 0 1 4 1 3
GanaGana 1 1 0 0 1 0 3
SérviaSérvia 2 1 0 1 1 1 3
AustráliaAustrália 1 0 0 1 0 4 0
Grupo E
Equipe J V E D GF GC Pts
HolandaHolanda 1 1 0 0 2 0 3
JapãoJapão 1 1 0 0 1 0 3
CamarõesCamarões 1 0 0 1 0 1 0
DinamarcaDinamarca 1 0 0 1 0 2 0
Grupo F
Equipe J V E D GF GC Pts
ParaguaiParaguai 1 0 1 0 1 1 1
ItáliaItália 1 0 1 0 1 1 1
Nova ZelândiaNova Zelândia 1 0 1 0 1 1 1
EslováquiaEslováquia 1 0 1 0 1 1 1
Grupo G
Equipe J V E D GF GC Pts
BrasilBrasil 1 1 0 0 2 1 3
Costa do MarfimCosta do Marfim 1 0 1 0 0 0 1
PortugalPortugal 1 0 1 0 0 0 1
Coreia do NorteCoreia do Norte 1 0 0 1 1 2 0
Grupo H
Equipe J V E D GF GC Pts
ChileChile 1 1 0 0 1 0 3
SuíçaSuíça 1 1 0 0 1 0 3
HondurasHonduras 1 0 0 1 0 1 0
EspanhaEspanha 1 0 0 1 0 1 0
publicado por damasceno às 00:04

mais sobre mim

pesquisar

 

Novembro 2010

D
S
T
Q
Q
S
S
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

links

subscrever feeds

blogs SAPO


Universidade de Aveiro

tags

todas as tags

comentários recentes

  • Que negócio da china!
  • Gostei do blog,Sara
  • Grande banda...
  • esta feira e que vai ser lool:)~»3
  • “Natal... tempo de paz, de celebração, de esperanç...
  • Os Baile a Baile de Palmela 5 musicos com uma cant...
  • Os Baile a Baile de Palmela 5 musicos com uma cant...
  • Já mudámos!… Se por um lado nos continuamos a cham...
  • Banda "NPJ" Já com um cantinho na InternetFoi no p...
  • http://acdestreladealmeida.blogspot.com/

mais comentados