O que é a TDT?

A TDT – televisão digital terrestre – é uma nova tecnologia de teledifusão terrestre (através de antenas) em sinal digital que irá substituir a actual teledifusão analógica terrestre (televisão “tradicional”).

A TDT permite uma utilização mais eficiente do espectro radioeléctrico, razão pela qual a Comissão Europeia determinou que fosse introduzida em todos os países da União esta tecnologia, estabelecendo um prazo (até 2012) para o switch-off – desligamento – da actual transmissão analógica.

A Portugal Telecom irá instalar toda a infraestrutura de rede necessária para cobrir todo o país com TDT. O utilizador apenas terá de adquirir um descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264, caso não possua já um televisor que permita a recepção directa do sinal digital compatível com esta norma.

 
Como funciona a TDT?

Na Televisão Digital Terrestre, os sons e imagens dos diferentes canais televisivos são digitalizados, codificados e difundidos através do ar pelos centros emissores. Este sinal é posteriormente recebido, por intermédio das antenas individuais ou colectivas dos edifícios, e convertido novamente no som e imagem de cada canal televisivo pelos descodificadores TDT (independentes ou integrados nos televisores) instalados nas casas.

Na figura seguinte, demonstra-se esquematicamente o processo que permite desfrutar dos conteúdos da TDT:

 

Quais os benefícios da TDT?

Acima de tudo, os portugueses que vêem os 4 canais actuais (5 nas regiões autónomas) através da televisão tradicional vão beneficiar de uma melhor experiência de televisão:

  • A TDT disponibiliza, para além da RTP1, RTP 2, SIC, TVI, RTP Madeira e RTP Açores (nas Regiões Autónomas), um canal em Alta Definição (HD - High Definition), partilhado pelos operadores;
  • A TDT permite também funcionalidades avançadas de utilização da televisão, como sejam Guia TV (EPG), Barra de Programação, Pausa TV, gravação da emissão ou agendamento de gravações;
  • A qualidade de som e imagem da emissão em TDT é muito superior à da actual emissão analógica, fruto sobretudo da natureza digital do sinal (possibilidade de som dolby digital).

 

Porque terá lugar a transição para a Televisão Digital Terrestre?

A TDT permite uma utilização mais eficiente do espectro, razão pela qual a Comissão Europeia determinou que esta tecnologia fosse introduzida em todos os países da União, estabelecendo um prazo (até 2012) para o desligamento (switch-off) da actual transmissão analógica.

Para os portugueses que acedem aos canais gratuitos através da televisão tradicional, a TDT, representa uma evolução na experiência de visualização de televisão.

A TDT já se encontra em funcionamento em diversos países em todo o mundo. As emissões em Portugal têm por base a tecnologia DVB-T com a norma MPEG-4/ H.264.

 

Quando terei que transitar para o digital?

As emissões de TDT em Portugal iniciaram-se no dia 29 de Abril de 2009, sendo a cobertura alargada gradualmente até 2011.

Entre 2009 e 2012 decorrerá um período de simultaneidade das transmissões analógicas e digitais em Portugal, tendo sido antecipado pela Portugal Telecom a cobertura total do país, em 12 meses, face ao prazo limite para o desligamento (switch-off) das emissões analógicas definido pela Comissão Europeia.

 

Quanto custará mudar para a digital?

A recepção das emissões da TDT é gratuita. Se já utiliza a recepção analógica terrestre com 4 canais (5 nas Regiões Autónomas), o custo de mudança para digital corresponde apenas ao valor do descodificador que terá que ser compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264, caso não possua já um equipamento de TV que permita a recepção directa do sinal digital compatível com esta norma.


Onde se vão poder comprar os receptores e antenas?

Vão estar disponíveis nos pontos de venda habituais de equipamentos electrónicos. Deverá apenas garantir que o descodificador que adquirir é compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264 ou, caso pretenda adquirir uma TV já preparada para a TDT, que esta cumpre esta norma.

Em alternativa, procure nos equipamentos o símbolo de compatibilidade com a TDT portuguesa. Os equipamentos com o símbolo de compatibilidade foram testados e são compatíveis com a norma portuguesa de TDT.

 

Fonte http://tdt.telecom.pt

publicado por damasceno às 00:14