foto
Depois de um período de impasse, o novo quadro de comando dos Bombeiros Voluntários de Pinhel tomou finalmente posse, numa sessão pública realizada no início da semana.

 

A corporação dos Bombeiros Voluntários Pinhelenses tem novos elementos no comando, depois da nomeação ter recebido despacho favorável da Autoridade Nacional de Protecção Civil no dia 20 de Agosto. A tomada de posse decorreu na última segunda-feira, dia em que Pinhel comemorou o Feriado Municipal, numa cerimónia realizada no Largo dos Combatentes.

No cargo de comandante fica José Desterro dos Santos, que já há algum tempo desempenhava as funções de comandante interino, enquanto Luís Soares Pereira foi empossado como segundo comandante e Miguel Teixeira como adjunto de comando.

O presidente da direcção dos Bombeiros de Pinhel, Vítor Silva, aproveitou a cerimónia para apelar à união e ao trabalho em conjunto, no sentido de prestar sempre um bom serviço e ultrapassar eventuais problemas que possam surgir.

 

“… nos últimos anos, as dificuldades de entendimento entre comando e dirigentes foram reais”

Na qualidade de presidente da Assembleia-Geral da Associação Humanitária, Maia Caetano, destacou o facto de, pela primeira vez, a tomada de posse do comando dos Bombeiros ter acontecido numa cerimónia comemorativa do aniversário da Cidade, considerando que “é importante que se dê mais visibilidade aos actos que digam respeito à corporação”.

Maia Caetano não escondeu a preocupação com o impasse verificado “pela ausência oficial de comando”, “tanto mais que, nos últimos anos, as dificuldades de entendimento entre comando e dirigentes foram reais”. Ultrapassado esse impasse, o presidente da Assembleia-Geral acredita que a nova equipa irá responder “às necessidades de reorganização, dinamismo e paz entre os elementos do corpo activo”. “Vai depender muito do trabalho destes três homens, da sua capacidade de diálogo e de dinamização”, diz, salientando que os três bombeiros “têm provas dadas da sua dedicação e amor às causas dos soldados da paz”. “Acredito nas suas capacidades e força de vontade para garantir que os Bombeiros Pinhelenses vão continuar a merecer, e mesmo aumentar, o carinho e apoio de toda a população e das instituições que a representam”, acrescenta Maia Caetano.

 

Comandante promete amizade, humildade e bom senso

O comandante prometeu assumir a nova missão assente em princípios como a verdade, a união, a coragem, a amizade, a humildade, a lealdade e o respeito. José Desterro garantiu ainda que procurará agir com bom senso em todas as situações e num espírito de colaboração e entre-ajuda, apostando ainda na simplicidade, “apelando à participação de todos em geral e de cada um em particular para o desenrolar de todas as actividades, de forma a que todos possam tomar parte e sentir-se válidos”.

Presente na cerimónia esteve também António Fonseca, comandante operacional distrital da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), que fez votos para que os Bombeiros de Pinhel tenham ultrapassado as “vicissitudes” que atingiram a corporação. António Fonseca frisa, de resto, que tudo fará, juntamente com os órgãos sociais da Associação Humanitária, para que “esta equipa possa levar este barco a bom porto”, considerando que os corpos de bombeiros são a coluna vertebral da protecção civil do País, tal como entende a ANPC.

Fonte Jornal Nova Guarda

publicado por damasceno às 19:00